SEJA UM CAPELAO

CAPELANIA - o que é?

Trata-se de uma assistência religiosa prestada por ministro religioso garantida por lei em entidades civis e militares de internação coletiva como dispositivo previsto na Constituição Brasileira de 1988 nos seguintes termos: «é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva. » (CF art. 5º, VII).Capelania é uma atividade cuja missão é colaborar na formação integral do ser humano, oferecendo oportunidades de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores e princípios ético-cristãos e da revelação de Deus para o exercício saudável da cidadania.

A capelania é a organização responsável, junto aos hospitais, pela transmissão dos cuidados pastorais às pessoas que estão em crises. Através da capelania tem-se a oportunidade de ministrar o evangelho, como também, de descobrir os meios de auxiliar as pessoas que estão com problemas, a enfrentar séria e realisticamente as suas frustrações, medos e desapontamentos. É um trabalho de assistencialismo, com enfoque espiritual.O Capelão com a habilidade que tem de transmitir o evangelho, tem como função primária completar o atendimento dispensado ao indivíduo por parte dos médicos e enfermeiros. O capelão pode incutir nos familiares o senso de tranqüilidade e confiança, preparando-a psicologicamente, para o tratamento que se seguirá. Esses familiares precisam de amizade, compreensão e amor, e elas esperam encontrar tudo isso no capelão. É assegurado nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva (Art. 5º da CF). Para fins de dar assistência religiosa, foi assegurado na constituição vigente tal direito substanciado no serviço de capelania, que poderão funcionar dentro do próprio hospital.

Onde se pode exercer a CAPELANIA

Escolas Presídios Hospitais Quartéis Militares CemitériosSindicatos Empresas Clubes Creches Condomínios Instituições Públicas (Câmara, Prefeitura...). Capelania militar Peroração: Ademais a Capelania vem ganhando muita forca nestes últimos anos.
Só para se ter uma idéia, a United Chaplains International após os ataques do dia 11 de setembro nos EUA aumentou o seu numero de capelães em mais de 500%. Isto mostra uma forca espetacular na área de atuação dos capelães naquele pais. E não obstante a Capelania e uma instituição eclesiástica que cresce substancialmente no mundo, pois, a violência tem se alavancado de tal maneira que o mundo hodierno vive debaixo de pressões constantes e depressões profundas. Cabe a você líder evangélico fazer a diferença, marcando esta geração através de aconselhamentos maduros e transmitindo segurança e paz para as pessoas que estão ao seu redor."É fácil amar a humanidade, difícil é amar o próximo." (Luciano De Crescenzo)
BENEFÍCIOS DA CAPELANIA.

A figura do capelão e bem vista em todos os paises que se pratica a capelania.
Nos EUA e outros paises da Europa, a profissão de Capelão é muito bem vista e querida pela sociedade e autoridades;
O capelão pode e deve apresentar-se a sociedade para concorrer a vagas dentro do Conselho Tutelar de sua cidade
Exercer o ministério de Capelão livre de obstáculos e impedimentos Dentro das leis vigentes em nosso pais.
E uma autoridade eclesiástica com livre acesso aos governos Federal, Estadual e Municipal e tem entrada garantida em Empresas Privadas.
E um profissional liberal reconhecido pelas leis, e que pode desenvolver trabalhos em presídios, hospitais, escolas e outras com remuneração.
Pode prestar provas para a capelania militar, forcas armadas, e Auxiliares com: Policia Militar. Corpo de Bombeiros, Geralmente, estão exigindo, para concorrer, aos cursos de Pastor e de Teologia, podendo ser o livre ou eclesiástico, desde que seja equivalente ao universitário de Bacharel (Lei 3.661/03; 3.054/05 RJ; Portaria Forças Armadas 804; artigo 7 “e” SAREX Militar; Lei 6.923/81.
Trabalhar diretamente com empresários que necessitam de apoio, Emocional, espiritual ou psicológico em suas empresas. Hoje em dia, e uma pratica muito comum em outros paises. E muito mais..

Diretor Presidente : Pr. Jonathan Rangel

ESCREVA PARA NÓS!

Assunto do contato
Nome
E-mail
Mensagem



http://www.linkws.com